CRM é para todos e também para você

The social network - People networking and creating bonds

Muito se ouve falar sobre CRM, assíncrono de “Customer Relationship Management”, traduzindo para o português, “Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente”. Mas e como isso funciona?

Antes de responder a essa pergunta, me vi pensando em como poderia exemplificar de forma simples e objetiva, trazendo para nossa realidade do dia a dia, o que é essa gestão do relacionamento com o cliente, e me veio a lembrança da quitandinha do lado da casa do meu avô, onde o Sr. Gerônimo vendia para seus fregueses e anotava as compras nas folhas do seu caderninho, algo parecido com uma planilha Excel. Mais que isso, o Sr. Gerônimo sabia muito bem quais as preferências de seus fregueses e os produtos que mais vendia, algo parecido com um BI, “Business Intelligence”. Ele ainda conhecia seus clientes um a um pelo nome, o que faziam, quantos filhos tinham, que produtos mais compravam, o que podemos chamar de one to one, isto é, toda essa revolução que vivemos hoje onde o cliente está  no centro dos negócios, comercialmente falando já existia há mais de 40 anos atrás, com os muitos Srs. Gerônimos, suas canetas Bics e seus caderninhos Tilibra.

Meu objetivo com essa pequena história nada mais é do que demonstrar que independentemente do tamanho de sua empresa, seja ela  micro, pequena, média ou grande é possível realizar relacionamento com o cliente, conhecê-lo melhor, estar cada vez mais próximo de sua jornada diária, saber seu costumes e desejos, e isso sem muito esforço, apenas praticando algo que nós brasileiros gostamos muito de fazer que é um bom bate papo, uma troca de ideias sem pretensão, mas que pode trazer muitos insights.

E como fazer isso nos dias atuais, com a correria diária, onde 24 horas parece sempre tão pouco para o tanto de tarefas que precisamos realizar? Utilizando-se das tecnologias modernas, as quais, com o advento dos dispositivos móveis, como smartphones, tablets, notebook, dentre outras tecnologias que vem chegando, podem ser acessadas de dentro de uma estação de metrô para se ler as manchetes do dia ou se atualizar sobre a previsão do tempo na semana, ou seja, hoje as informações andam ao nosso lado, ou, literalmente falando, em nossos bolsos, mochilas, bolsas, pochetes ou até mesmo em nossos pulsos, pelos wearables, o que nos propiciou uma abertura de mercado nunca antes vista, onde qualquer empresa independente de seu tamanho pode negociar seus produtos pelo mundo todo. Mas ai vocês podem me dizer  que isto também não é nada novo, pois na época do Mercantilismo, das grandes navegações, isto já era realizado.  Sim, concordo, mas não com essa facilidade e velocidade, onde qualquer pessoa, até mesmo física, pode hoje comercializar seus produtos através da Internet, seja por meio de páginas de e-commerce ou por mídias sócias como o facebook.

Resumindo, falar sobre CRM “Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente” nada mais é do que falar sobre como se comunicar com seus clientes de forma pessoal, direta, proativa, entendendo e atendendo suas necessidades atuais e futuras, seja através de um contato pessoal ou por meio de caminhos digitais. O importante é saber identificar seus clientes, seu momento atual, e então iniciar um processo de aproximação com os mesmos, criando assim uma confiança entre todas as partes envolvidas no processo, construindo uma base histórica.